BEM-VINDOS AO PORTAL DA IGS-PORTUGAL

É com grande satisfação que partilhamos as atividades desenvolvidas e em curso no seio da Comissão Portuguesa de Geossintéticos (IGS-Portugal).

Em abril deste ano disponibilizámos, gratuitamente, neste portal, o livro "Geossintéticos em Engenharia Civil: Dimensionamento, Instalação e Casos de Obra", com o objetivo de dar a conhecer os benefícios que o emprego dos geossintéticos encerram e sensibilizar para os desafios geotécnicos que o dimensionamento e a instalação destes materiais colocam nas diversas obras de engenharia civil onde são aplicados. Foi uma tarefa que nos encheu de orgulho e que só foi possível graças ao empenho de um número alargado de intervenientes, dos quais destacamos os autores dos diferentes capítulos e os patrocinadores.

Em setembro concluímos a tradução do eBookPreparar o terreno para um futuro promissor”. O documento original “Preparing the ground for a brighter future” foi baseado na Lição Giroud de 2018: Curar o Mundo: uma solução com geossintéticos, proferida pela vice‑presidente da IGS Nathalie Touze, e visa demonstrar como os geossintéticos ajudam a enfrentar alguns dos maiores desafios do mundo. A versão portuguesa deste eBook encontra‑se também disponível neste portal, sendo a tradução sido realizada conjuntamente com a IGS Brasil.

Também com o contributo da IGS Brasil, estão em tradução vários folhetos técnicos, que correspondem a atualizações de folhetos existentes sobre os geossintéticos em múltiplas aplicações, incluindo aterros de resíduos, vias-férreas, estradas não pavimentadas, aterros em solos moles, muros de suporte, etc. Folhetos técnicos atualizados sobre os tipos de geossintéticos e sobre as suas funções estão, igualmente, em fase final de tradução. As versões atualizadas destes documentos substituirão oportunamente, os folhetos presentemente disponíveis neste portal.

Em outubro procedemos, igualmente, à atualização das listas de normas sobre geossintéticos, que convidamos todos os interessados a consultar neste portal.

Iremos retomar as Sessões Técnicas sobre Geossintéticos. A 4ª Sessão, subordinada ao tema “Aplicações de geossintéticos em obras marítimas, fluviais e de controlo de erosão costeira”, inicialmente prevista para março de 2020, será realizada no início de 2022, em regime presencial, ou híbrido, de acordo com o desenvolvimento da situação pandémica.

Num mundo cada vez mais global e mais digital, estamos empenhados em alargar a cooperação com outros Capítulos da IGS, em particular com a IGS Brasil. A organização conjunta de eventos técnico-científicos, em português, afigura-se promissora.

Queremos ir mais além! Teríamos muito gosto em integrar as vossas sugestões nas nossas atividades.

O nosso poder de superação nestes dois últimos anos demonstra bem que juntos somos mais fortes!

Terminamos apelando a que se juntem à IGS-Portugal.

Bem-hajam.

INSCREVA-SE CONTACTE-NOS
 IGS